quarta-feira, 1 de junho de 2016

O que priorizar na vida?


Priorizamos tanto nossos objetivos na vida, mas    não priorizamos  da maneira certa, porque ainda não entendemos que o real sentido da vida é servir a Deus fazendo a sua vontade, levando as demais coisas como consequência da própria vida, pois quando seguimos a vontade de Deus, deixamos de viver em vão e passamos a viver com o propósito já pré estabelecido para aqueles que  desejam servi-lo e fazer a sua vontade; porem temos que descobrir de que maneira o serviremos  e qual  trajetória faremos para atingir este objetivo.


A vida não é baseada pelos nossos objetivos terrenos e naquilo que o mundo pode nos oferecer, se fosse assim não teria sentido algum, apenas levaríamos as coisas que conquistamos na terra; ela é baseada em algo maior, a vida eterna com Deus. Desta forma, o que decidirmos priorizar aqui na terra é o que definirá o que iremos receber na eternidade.


Devemos sim correr atrás daquilo que queremos, isso faz bem para nossa saúde física e mental, entretanto  precisamos fazer  de Deus o centro de tudo isso e entender que a vida não é sobre conquistar objetivos, mas sobre o que aprendemos com nossas conquistas e de que forma isso contribuirá para o nosso crescimento espiritual e pessoal.


Para que priorizemos de maneira certa é necessário manter uma intimidade e comunhão diária com Deus para que não nos enganemos ao priorizar tal objetivo antes de ter a certeza de que esse é realmente o que Deus quer para nossas vidas.


para isso temos que estar dispostos a viver sob a  dependência de cristo e não mais sob a dependência de nossos sonhos, família, trabalho, relacionamentos e muito menos viver pelas nossas próprias vontades pois viver em cristo nos traz paz, deixando de nos preocupar com o futuro ou presente, e de nos aprofundar nos problemas da vida,  nos dando a certeza de que os planos de Deus são maiores e melhores que os nossos.


Muitas vezes pedimos a direção de Deus para que ele mostre e faça a vontade dele, buscamos a Deus através de leitura da palavra e oração,  mesmo assim as coisas continuam na mesma, tudo parece dar errado; mas Deus não nos abandona, nada foge do seu controle, nosso Deus possui o controle do universo nas mãos, não devemos temer mal nenhum;  mesmo que não sintamos e vejamos ele nunca para de trabalhar em favor  de seus filhos, no momento certo e não no nosso ele dará a resposta tanto positiva quanto  negativa daquilo que pedimos.


Não devemos desistir de fazer a nossa parte, Deus usa de varias situações difíceis para testar nossa fé e se realmente somos fiéis a ele, portanto não reclame como se Deus fosse obrigado a nos abençoar sendo que não  somos merecedores de suas bênçãos, mas sim da escuridão da morte; apenas temos que pedir em momentos difíceis que o senhor derrame sua graça e misericórdia e que nos ajude a descansar nele.


sábado, 7 de maio de 2016

Um verdadeiro dom nunca morre

 

QUANDO SE NASCE COM UM DOM NÃO IMPORTA O CAMINHO QUE SE QUEIRA TOMAR, EM ALGUM MOMENTO ESSE DOM VAI EXPLODIR DENTRO DE NÓS COMO UMA BOMBA RELÓGIO, E VOCÊ SE SENTIRÁ OBRIGADO A DAR OUVIDOS  QUERENDO OU NÃO.

 AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA NOS LEVA A  DESISTIR DO NOSSO VERDADEIRO CHAMADO, NOS OBRIGA A SEGUIR POR  OUTRAS ÁREAS, ACHANDO QUE SE SEGUIRMOS POR  AQUELE CAMINHO, ELE NÃO NOS FARÁ TER  UMA VIDA BOA E RENTÁVEL, E ACABAMOS  NOS ESQUECENDO DE CONFIAR EM DEUS E O DESOBEDECEMOS 

 PORTANTO  ELE VAI SIM NOS CAPACITAR E NOS SUSTENTAR EM TODOS OS SENTIDOS, SE REALMENTE FOR ESSE O PROPÓSITO QUE ELE QUER PARA NOSSAS VIDAS.

 TEMOS QUE FAZER SIM O QUE GOSTAMOS DE FATO, POIS NÃO SERIA JUSTO COM NÓS MESMO TRABALHAR NOSSA VIDA INTEIRA  EM ALGO QUE NÃO NOS SENTIMOS REALIZADOS SÓ POR CONTA DE OPINIÕES DE TERCEIROS OU POR UMA VIDA  FINANCEIRA AGRADÁVEL, AFINAL DE CONTAS, SE NÓS SOMOS REALMENTE BONS NO QUE FAZEMOS, SEREMOS SEMPRE REQUISITADOS. ISSO NINGUÉM PODE NOS TIRAR!

UM DOS DONS QUE ME CHAMAM MAIS ATENÇÃO É O DOM DA PALAVRA, PORQUE NÃO É TÃO FÁCIL COMO IMAGINAM, ENCONTRAR ALGUÉM COM ESTE DOM, ALGUNS ENCONTRAM MAIS DIFICULDADE POR FALTA DE CONHECIMENTO E LEITURA BÍBLICA OU PELO FATO DE QUE DEUS DEU FUNÇÕES DIFERENTES PARA CADA UM EM SEU MINISTÉRIO. TAMBÉM NOS DEU O MESMO PROPÓSITO DE TRABALHAR JUNTOS ATÉ A ETERNIDADE; PROPÓSITO DE VIDA DE TODO CRISTÃO.

O PRIMEIRO PASSO PARA SERVIMOS A DEUS É PEDIR ORIENTAÇÃO PARA QUE ELE NOS MOSTRE DE QUE FORMA ELE QUER QUE O SIRVAMOS, E NUNCA FICAR PARADOS ESPERANDO A RESPOSTA, POIS COM O TEMPO ACABAREMOS PERCEBENDO QUAL O NOSSO OU OS NOSSOS DONS. 

É CLARO QUE SEMPRE TERÁ AQUELA PESSOA QUE POR MAIS QUE ELA SAIBA QUE AQUELE NÃO É O SEU DOM REALMENTE, IRÁ SE RECUSAR A SERVIR EM OUTRA FUNÇÃO, MUITAS VEZES POR CONTA DO STATUS QUE A PESSOA ACREDITA QUE TAL FUNÇÃO TENHA OU TRAGA, OU TAMBÉM POR ACREDITAR QUE ELA SERÁ MAIS ÚTIL EM DETERMINADA FUNÇÃO.

PARA DEUS TODOS OS DONS POSSUEM A MESMA IMPORTÂNCIA, NÃO EXISTE UM DOM MAIS SUPERIOR QUE O OUTRO.

ESSE TIPO DE ATITUDE ACABA TRAZENDO MUITOS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO DENTRO DE UM MINISTÉRIO, ENTRE ELES O ENFRAQUECIMENTO E NO CASO DE UM LÍDER QUE ESTEJA NA FUNÇÃO NA QUAL DEUS NÃO O DESIGNOU, COMO LEVAR A PALAVRA, A FALTA DE PREPARO, PODENDO  VIR A PREGAR HERESIAS.

ENTRETANTO, ESTAR PREPARADO VAI MUITO ALEM DO CONHECIMENTO ACADÊMICO, POIS QUANDO LEVAMOS A MENSAGEM DE CRISTO, O ESPIRITO SANTO DE DEUS FALA ATRAVÉS DE NÓS; NÃO PODEMOS ACREDITAR QUE SÓ  CONHECIMENTO E PREPARO TEOLOGICO SEJA O SUFICIENTE, A BUSCA PELO CONHECIMENTO E A BUSCA PELA SANTIDADE PRECISAM ANDAR JUNTOS.

 FOI DEUS QUEM  NOS DEU O DOM PARA USA-LO A SERVIÇO DO PRÓPRIO DEUS, E  LÁ NA FRENTE SEREMOS COBRADOS DO DOM QUE  RECEBEMOS MAS NÃO EXERCEMOS.

quarta-feira, 16 de março de 2016

O que seria amizade verdadeira?




Quando chegamos na adolescência sentimos a necessidade de ter um amigo de verdade, mas com o passar do tempo vamos ganhando maturidade suficiente para entender que pessoas são falhas por natureza e que não devemos depositar totalmente a nossa confiança nelas, nem depender da existência de ninguém para nos considerarmos pessoas felizes; temos que nos fazer felizes, nos valorizar em primeiro lugar; buscar estar feliz só depende de nós mesmos, não devemos transferir essa responsabilidade para familiares, amigos ou quem quer que seja, eles apenas complementam nossa felicidade. Também existe a questão de que muitas vezes intimidade e convivência  demais acabam abrindo brechas para invadir o espaço um do outro, ultrapassando o limite do respeito.

Podemos criar um método de classificação do grau de amizade. "Conhecido", aquela pessoa que você conhece só de vista ou pelo facebook; vamos combinar que no face mais de 90% tem essa classificação. "Colega", aquele que você vê e conversa mas não tem muita intimidade. "Amigo", aquele que tem um grau de intimidade e  convivência maior com você

 Pessoas sociáveis tem algumas vantagens, porque não precisam necessariamente estar rodeadas de amigos, apenas curtem o momento e consequentemente não se envolvem em problemas de  amigos muito chegados, que muitas vezes passam a se misturar com os seus,  por conta da forte amizade estabelecida.

Em época de mídias sociais, temos desenvolvido uma carência cada vez maior em postar nosso dia a dia, para transparecer que sempre estamos de bem com a vida, chegando a desenvolver ansiedade pela necessidade de saber quem curtiu ou comentou o post, também ao ver uma foto em que você não estava presente entre seu ciclo de amizade, ou até mesmo  a imaginar que o seu amigo tem uma vida mais "feliz" que a sua, e que só a sua vida  fosse complicada e cheia de problemas, criando uma espécie de competição para mostrar quem tem a vida mais agitada. 

Todos nós temos problemas, mas a maioria das pessoas só postam momentos "felizes", sendo que na verdade ela só está vivendo uma felicidade momentânea, onde tem seu começo e seu fim; muitas vezes ela só está preocupada em registrar o momento para postar em sua rede social, e deixando de aproveitar seu momento de lazer. É raro ver uma postagem de alguém em momentos de solidão.

Temos que ter em mente, que amizade verdadeira só a de JESUS e de sua família, que realmente te amam e fariam tudo por você. 

Mas em especial a de Jesus, que está a todo segundo ao nosso lado, até quando o colocamos  em segundo plano, ou quando falhamos,  Ele está sempre de braços abertos a nos perdoar e ajudar, mesmo não merecendo.



sábado, 27 de fevereiro de 2016

Superando Complexos


Complexos estão ligados com situações que vivemos desde quando nos entendemos por gente e teremos que supera-los até o fim da vida.


Somos cada fez mais cobrados nesse mundo competitivo, e forçados a entrar em um sistema cordial de convivência já pré estabelecido, como se fosse um manual de instrução comportamental.


Por essa razão muitas pessoas são julgadas pela sua personalidade que quando está fora do padrão cordial, por exemplo,  muito extrovertida ou muito introvertida,  são tachadas de loucas por assustar muita gente, não havendo o respeito individual as diferentes personalidade e nem o sentimento de se colocar no lugar do próximo; porem é claro que cada um  deve reconhecer o seu limite e o do outro .


Se reservar em alguns casos, nos preserva de não dar liberdade que consequentemente crie uma intimidade, antes de nos certificarmos se vale a pena que pessoas conheçam seus defeitos e qualidades. Também evita que  falemos tudo o que acontece em nossas vidas para todo mundo e venhamos a nos arrepender, pois sempre seremos julgados por ser quem somos, não importa quem seja, desde familiares até amigos próximos.

 

Todo ser humano é falho, isso faz parte da nossa  própria natureza, todos nós já decepcionamos ou decepcionaremos alguém na vida. 

 

Parar de querer agradar todo mundo e de nos basear pelo que o outros pensam de nós, é um grande passo, pois faz você perceber que não precisa buscar a felicidade em alguém, mas em Deus e em sigo mesmo; também nos faz reconhecer o nosso valor e  parar de nos comparar com outras pessoas. Também temos que nos dar ao respeito e muitas vezes nos impor para que sejamos respeitados; assim como se afastar da pessoa, caso a conversa não seja o suficiente. 

Por outro lado, muitos de nossos complexos são invenções da nossa cabeça,  ficamos pensando que as pessoas tem uma ideia ruim sobre nós, quando na realidade muitas delas encontram qualidades que  não enxergamos em nós mesmos, por conta de nossas inseguranças. nem sempre o culpado são as pessoas e sim a nossa própria insegurança.