Em muitos países e determinadas tribos, discordar de pensamentos autoritários pode levar à prisão ou até mesmo à morte, muitas vezes por conta da cultura e seus costumes locais. Esses sistemas autoritários interferem na liberdade de escolha, religiosa, política, entre outros aspectos da sociedade; porém, no Brasil, discordar é visto como atitude preconceituosa e intolerante por ideologias militantes ativistas da lacração. Se cada um respeitasse a opinião alheia sem querer retrucar e impor a sua, poderiamos viver em um país mais agradável.
Na política, por exemplo, podemos observar da seguinte forma: um esquerdista tolera ser enganado, roubado, mas não tolera que sua renda seja afetada, pois, a seu ver, os dias eram dias de fartura e o pobre tinha mais dignidade. Ele faz todos os problemas girarem ao redor do consumo material; mas o fato é que quem diz defender o pobre, no momento, está rico e não abriria mão da sua riqueza por nada.
Já o direitista não tolera ser enganado/roubado, independentemente de a sua situação financeira ter sido melhor no passado, mas, por outro lado, não é de hoje que somos conhecidos pelo “jeitinho brasileiro de ser”. Quem não pensaria duas vezes em fazer o mesmo, se estivessem no lugar deles?
Os políticos nos "dão" com uma mão e nos tiram com a outra, muitos ainda têm a mentalidade do “pão e circo”.
Em quanto o povo brasileiro precisa acordar cedo, pegar ônibus lotado, em sua grande maioria, para ganhar um pouco mais de um salário mínimo, e o que é pior, amizades e famílias sendo desfeitas por discórdias relacionadas a política, tanto os líderes da direita como os dá esquerda, focam em apenas continuar no conforto que a vida pública lhes oferecem, não se preocupando se irá sobrar dinheiro no final do mês, em um duelo incessante de ego, poder e popularidade.
O fato é que todos temos o direito de ser de esquerda, direita ou de nenhum dos lados, vivemos em um país teoricamente democrático, temos a obrigação de respeitar a escolha uns dos outros, mas ninguém é obrigado a concordar com ambos os lados.
